Como construir uma boa imagem de sua marca?

 

Muitos empreendedores se perguntam constantemente em como devem agir e o que publicar em suas redes socias. É algo realmente importante saber o que postar nas mídias sociais da empresa pois é através daquele conteúdo que muitos irão ter primeiras impressões e muitas vezes isso influênciará em uma possivél venda.

Analisando estes fatorores iniciamos um estudo breve para definir o que seria mais relevante para redes sociais e que atraísse de forma mais profissional e descobrimos que essa resposta esta baseada em quatro pilares que podemos defini-los a seguir.

 

1- Posicionamento 

 

Posicionamento de marca é o lugar que uma empresa ocupa na cabeça de seus consumidores. Uma marca bem posicionada no mercado é aquela que tem as suas principais vantagens e características evidenciadas e afirmadas na mente do público. 

Nesse sentido, para que o posicionamento seja relevante, a corporação precisa trabalhar todas as associações que o cliente fará da sua marca, desde a identidade visual até a trilha sonora.

 

Exemplo: se você se posiciona como a melhor cerveja do mercado, a comunicação em todos os pontos de contato com o público deve afirmar essa vantagem de forma clara e objetiva.

 

Além disso, para que a sua estratégia de posicionamento seja efetiva, todo o conceito deve ser transmitido e estar claro para todos os envolvidos com o seu negócio: colaboradores, fornecedores, concorrentes e, principalmente, os consumidores. 

Assim, podemos dizer que a empresa que não tem um posicionamento claro e bem definido também não é facilmente reconhecida, o que acaba afetando a sua imagem no mercado, além de prejudicar as vendas.

 

2- Fortalecimento da marca

 

É preciso aprender a fortalecer a marca para incrementar as vendas e melhorar a lucratividade anual do negócio.
O primeiro passo para conseguir aumentar as vendas é fazer um bom estudo de personas. Trata-se de personagens semifictícios, criados para representar o público ideal da marca, nos quais é possível encontrar informações como:

  • as preferências de consumo;
  • maiores dificuldades;
  • maiores objeções de compra;
  • maiores necessidades, entre outras.

 

Entender o consumidor é, também, analisar as informações sobre ele e seus hábitos de compra. É interessante ter uma boa Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management — CRM) para armazenar e analisar todas as informações, além de conseguir realizar a comunicação de forma eficaz e expressiva.

 

3- Divulgação e promoção da marca

 

Podemos definir publicidade como um instrumento capaz de tornar pública a existência de alguma coisa específica. Se falarmos de uma empresa, a busca é por apresentar ao mercado os produtos e serviços que ela oferece.

Sua importância reside no fato de que uma empresa que não é conhecida terá como consequência produtos que não despertam a atenção do consumidor e serviços que não são percebidos como relevantes e, por causa disso, não se destacam.
Por isso, cabe à publicidade mostrar o quão importante sua marca é, o quanto seus produtos são atrativos e como seus serviços podem mudar a vida das pessoas

 

4- Credibilidade

 

Uma marca deve fazer o maximo de esforço para alcançar uma imagem confiavél. Para isso é necessário ser coerente sempre, seja verdadeiro em suas propagandas e as pessoas sentirao segurança ao estar em contato com sua marca. A seriedade combinado com a modernidade, palavras de facil identificação com seu público também serão muito importante para essa construção de uma imagem de credibiladade.

É importante que seus clientes falem sobre o bom relacionamento com sua marca além de os resultados que foram comprados possam ser compartilhados com as pessoas.

 

Sigam estas dicas e logo você estará colhendo os frutos de uma boa imagem no mercado.

 

 

 

Postagem 20/04/2020

Autor: Willy Ricco - Consultor de Marketing