Como Marketing Digital pode ajudar minha empresa a crescer?

As empresas de pequeno porte muitas vezes deixam os investimentos em comunicação de lado devido ao alto custo. Sabemos que o marketing tradicional e suas campanhas em revistas e jornais, por exemplo, possuem valores muito elevados, inviabilizando muitos empreendedores de divulgarem sua marca, produtos ou serviços.

Imagine essa realidade: você tem uma empresa familiar de pequeno porte que atua no mercado varejista. Seu investimento em comunicação engloba alguns anúncios em jornais locais e pequenas ações próximas aos PDVs, como panfletagem. Em tempos de crise, notou que essas estratégias não estão dando certo e que o seu negócio precisa se modernizar para sobreviver.

Considerando as mudanças nos hábitos de consumo – como a utilização da internet para avaliar produtos, acompanhar feedback de outras pessoas e encontrar novas soluções para os problemas que apresenta, está na hora de trabalhar uma outra abordagem que seja mais econômica, assertiva e que, além disso, consiga aproximar cada vez mais o cliente da empresa.

Sabemos que gerar mais resultado com um investimento menor parece conto de fadas, mas o marketing digital – junto do Inbound Marketing – vem para transformar essa utopia em realidade, desde que seja feito da forma correta – com as estratégias mais relevantes para a sua empresa e com ações bem elaboradas.

O mundo digital permite que com um investimento menor do que os normalmente gastos em mídia tradicional muitas pessoas sejam impactadas pelos seus anúncios e entrem em contato com a sua marca. O que antes era apenas uma estratégia suporte, hoje é um dos maiores artifícios das empresas que realmente querem crescer. Tanto a criação de anúncios quanto a presença nas redes sociais se tornou obrigação para aqueles que almejam algum sucesso no mercado atual.

Seja para empresas de pequeno, médio ou grande porte, o marketing digital pode e vai mudar a realidade do seu negócio.

Você está preparado para levar sua empresa ao sucesso? Então acompanhe o post e entenda como o marketing digital pode ajudar sua empresa a crescer.


1. Melhora o seu posicionamento de mercado

Para uma empresa ser considerada bem posicionada no mercado, ela precisa ser capaz de atingir o seu público de uma forma eficaz. O marketing digital permite que a sua relação com seus clientes e Leads seja mais próxima e assertiva e por isso melhora não só seu posicionamento no mercado, mas expande a visão a respeito do negócio e das possibilidades que a sua área de atuação apresenta para a sua empresa.


Se considerarmos a criação de anúncios pagos nos mecanismos de busca e redes sociais (como anunciar no Google AdWords, Facebook Ads, Instagram Ads etc.), podemos atingir de forma mais rápida pessoas que estão com a intenção de compra já estabelecida, conseguindo então aumentar as vendas e melhorar o faturamento da empresa.


A melhora do posicionamento do seu negócio vem com o investimento em diferentes canais de atuação – sempre objetivando tornar a empresa cada vez mais conhecida e com destaque da concorrência nos meios digitais. Para isso, é preciso conhecer as diversas estratégias de marketing digital disponíveis no mercado e escolher aquela que melhor se adapta à realidade da sua empresa.


2. Permite relacionamento mais próximo com o seu público

Um outro ponto fundamental do marketing digital que realmente transforma empresas é a possibilidade de se relacionar de forma mais próxima com o seu cliente e potencial consumidor.


As redes sociais são canais que facilitam muito esse relacionamento. São plataformas sociais onde o cliente é o maior produtor de conteúdo, falando sobre o que ele espera do seu produto e dando feedbacks da experiência que teve.


O Email Marketing é outro canal importantíssimo quando falamos de relacionamento com uma base de Leads ou de clientes. Utilizando um software de automação de marketing, você pode criar fluxos e segmentações para enviar emails direcionados para o público certo.


A produção de conteúdo também funciona muito bem para fidelização de clientes. Por meio de posts em blog, estudos de caso, webinars, eBooks e outros formatos de conteúdo é possível responder as dúvidas de seu público, garantindo a retenção.


Uma empresa que realmente quer crescer com o marketing digital utiliza essas estratégias para ajudar os clientes a resolverem suas principais dores.


3. Auxilia na identificação do seu público – quem ele é e o que ele realmente precisa?

O marketing digital permite entender melhor o público – descobrir particularidades de cada um dos perfis que são clientes potenciais da sua empresa e o que eles precisam realmente.


Com os diversos canais de relacionamento que mencionamos acima sendo usados como ferramentas de aproximação entre empresa e clientes, conseguimos coletar cada vez mais informações que podem ser valiosas para o sucesso da empresa.


Por exemplo, no caso de uma empresa de software, é possível descobrir de acordo com as dúvidas que surgem pelas redes sociais, pelos comentários do blog, por e-mail ou por chats quais são as principais dificuldades que as pessoas que possuem o seu software estão enfrentando, o que realmente esperam do seu produto ou serviço, quais os pontos fracos do que você comercializa, qual valor realmente conseguem encontrar no seu produto etc.


Se a gestão das redes sociais, dos chats online, das campanhas de e-mail e da produção de conteúdo forem bem realizadas, é possível encontrar oportunidades não só de vendas, como também na adaptação e reestruturação do produto.


4. Cria um novo canal de vendas

Com o marketing digital é possível, inclusive, criar um novo canal de vendas para otimizar a aquisição de clientes. Esse canal pode funcionar tanto para vendas diretas como para vendas consultivas.


Para vendas diretas, por exemplo, sua empresa pode criar uma loja online para aumentar a praticidade de compras;

Para vendas consultivas, sua empresa pode criar uma página de preços e funcionalidades para o potencial cliente encontrar a melhor solução para seu problema e/ou criar um chat para tirar dúvidas e direcionar o Lead para um vendedor.

Essa é uma opção interessante para aumentar o faturamento, pois com esse canal online de vendas conseguimos expandir os horizontes, atingindo clientes de praticamente qualquer localidade.


5. Otimiza investimentos através da mensuração de resultados

Ao contrário do marketing tradicional, o marketing digital permite que os resultados sejam mensurados de perto. Conseguimos traçar, por exemplo, de onde veio cada cliente e em qual canal está nossa maior audiência.


A vantagem do acesso a esses números é que é possível realmente canalizar os investimentos para os canais que realmente estão dando algum retorno.


O acompanhamento recorrente das métricas permite que os anúncios sejam otimizados gradativamente até realmente encontrarmos um ponto de convergência onde os clientes realmente são altamente impactados e qualificados!


Saiba mais

O marketing digital é uma estratégia capaz de transformar a realidade das empresas principalmente pela sua praticidade. Um dos destaques dessa modalidade de comunicação é o baixo custo, se consideradas as mídias tradicionais que estamos acostumados a almejar e investir.


Encontre a estratégia de marketing digital que melhor combina com o seu negócio e aproveite as possibilidades do mundo digital!


Quer saber ainda mais sobre marketing digital? Confira o kit Marketing Digital para Iniciantes e garanta o sucesso da sua estratégia!

banner rise 3