Consultoria Empresarial: Quando É Hora De Pedir Ajuda?

 

Você sabe o que é uma consultoria empresarial? A consultoria é uma atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. Mas existe um pouco mais nesse trabalho do que somente diagnosticar e formular.


Hoje em dia, devido principalmente ao imenso volume de informações disponíveis e à velocidade com que os mercados evoluem, uma consultoria empresarial precisa saber treinar, acompanhar e, o mais importante, comprovar que seu serviço está gerando ROI (Retorno sobre o Investimento).  
 

Quem pode trabalhar numa consultoria?


Primeiramente, vamos falar dos Independente do tipo de consultoria prestada, o trabalho do consultor requer o entendimento de um negócio como um todo, organização, métodos, pensamento estratégico e fora da caixa.
Geralmente, qualquer pessoa que tenha uma boa capacidade analítica e goste de trabalhar duro, terá, mais cedo ou mais tarde, algum sucesso.


Quais as etapas de uma consultoria?


1. Diagnóstico
Na etapa de diagnóstico, nosso time realiza uma imersão completa nos processos da sua empresa e no mercado em que ela está inserida. Procuramos entender o que estão fazendo corretamente e o que deve ser melhorado.
Para isso, passamos um tempo com você e seu time, acompanhando o dia a dia dos processos e, ao final, entregamos um relatório completo sobre tudo que foi encontrado.
A parti daí, começa a segunda etapa:


2. Implementação
Com os problemas e oportunidades levantados no Diagnóstico, nós iniciamos a construção e otimização de processos. Tudo feito em conjunto com a sua equipe, em meio a treinamentos e reuniões de acompanhamento.
É a etapa mais trabalhosa, pois impacta no dia a dia do cliente, implementando a cultura de resultados do time e os processos feitos.
No entanto, os principais resultados variam de acordo com o ciclo de vendas do cliente e a sazonalidade do seu mercado. Por isso, existe a terceira etapa:

 

3. Acompanhamento

Para garantir o ROI do projeto, acompanhar os indicadores e realizar otimizações necessárias, garantindo que não haverá mudanças desalinhadas ao processo.


A duração do acompanhamento deve variar de acordo com o ciclo médio de divulgação da campanha, pois é ele que indica o resultado inicial do processo, a contar do fim da implementação.

 

Será que eu preciso de uma consultoria empresarial?

 

Toda empresa, ao decidir se deve contratar uma consultoria ou não e qual tipo de consultoria contratar, deve olhar para algumas perguntas básicas:

 

1Qual é a gravidade do meu problema?

2 Possuímos know-how e tempo para resolver o problema que preciso solucionar?
3 Qual tipo de consultoria resolverá o meu problema?
4 Devemos contratar consultores que são da região ou o meu problema não precisa de presença física para ser solucionado?


Respondeu às perguntas? Está precisando de uma consultoria empresarial?

 

Agora que você conhece um pouco mais do processo de consultoria, fica mais fácil entender se possui o perfil correto para uma consultoria em Outbound e Inbound Marketing.

 

 

Publicado em 16/07/2018